quarta-feira, 18 de abril de 2012

Intolerância a lactose


A pedido de uma leitora, hoje vamos falar sobre intolerância a lactose, uma síndrome que acomete grande parte da população brasileira.
 O que é a intolerância a lactose?
Uma síndrome clinica caracterizada pela incapacidade (total ou parcial) de digerir a lactase, uma enzima responsável pela digestão do açúcar do leite (lactose) e de seus derivados.
Quais são os tipos?
A intolerância a lactose pode ser primária ou secundária.  Mas primeiro é importante entender a diferença existente entre duas situações: a intolerância e a alergia, que são constantemente confundidas.

A intolerância é uma reação adversa aos alimentos que envolvem a digestão ou o metabolismo, porém não o sistema imunitário. A alergia é uma resposta do sistema imunológico a componentes alimentares, geralmente proteínas; é quase que exclusivamente limitada aos recém-nascidos.

A deficiência primária é o tipo mais comum na população, consiste numa tendência natural do organismo em diminuir a produção de lactase com o avançar da idade.

Já a deficiência secundária é uma resposta às infecções intestinais, como a diarreia persistente, bastante comum em crianças no primeiro ano de vida, na qual provoca a morte das células da mucosa intestinal, produtoras de lactase.   E à medida que as células são recuperadas a deficiência vai sendo eliminada.
   

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: gases, desconforto e dor abdominal, diarreia ou às vezes constipação e náuseas. Geralmente os sintomas aparecem entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de leite ou derivados. A gravidade dos sintomas vai depender da quantidade de lactose que foi ingerida e a quantidade que é tolerada pelo organismo.
Como saber se você tem intolerância à lactose?
Se você se identifica com os sintomas citados acima sempre que ingere leite e derivados, é importante que você procure um médico.   Através do teste de tolerância à lactose ,o exame mais comum, o médico poderá confirmar o diagnóstico.
 Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas obtêm-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose no sangue não aumentará e, consequentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado.

Qual o tratamento para a intolerância a lactose?
Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados.

A orientação de um nutricionista poderá auxilia-lo melhor, pois o tratamento deve ser individualizado com uma adaptação aos hábitos alimentares, onde cada pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.

 Outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose. Atualmente só é comercializado  no exterior, no Brasil somente é encontrado em farmácias de manipulação, mediante a apresentação de receita fornecida pelo seu nutricionista.


Cara leitora espero, ter esclarecido suas dúvidas, caso contrário faça sua pergunta na caixa de comentários que eu estarei respondendo.


Referências:
Tulla H. Lactose Intolerance. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 19, No. 2, 165S–175S (2000).
Manual de Nutrição Clínica:para atendimento ambulatorial do adulto.Leila Sicupira Carneiro de Souza Leão, Maria do Carmo Rebello Gomes. 11ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário