quarta-feira, 28 de março de 2012

Semana Santa


A Semana Santa é uma tradição religiosa da igreja católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressureição de Jesus Cristo. E de acordo com a igreja católica durante a Semana Santa faz-se a pratica do jejum, uma abstenção voluntária que substitui a carne vermelha por peixes e frutos do mar.
 Apesar do consumo de pescados ser mais elevado durante a Semana Santa, o brasileiro consome geralmente 9 Kg por ano, sendo que a Organização Mundial de Saúde recomenda 12 Kg de pescado por habitante/ano.
O peixe são fontes naturais de proteínas para o organismo, fornecem também outros nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais.

São ricos em ácidos graxos poliinsaturados, um tipo de gordura considerada saudável, destacando-se o ômega-3, encontrado principalmente em peixes de águas profundas e frias, como salmão, sardinha, cavala, arenque e atum.
Apesar de trazer muitos benefícios a saúde, quero lembrar que, aquelas pessoas que tem níveis elevados de ácido úrico, devem  evitar alguns tipos de peixes com o alto teor de purinas como: sardinha, salmão, truta, cavala, bacalhau, arenque, anchova, ovas de peixe e mexilhão. Procure orientação nutricional para maiores esclarecimentos.
E na hora de comprar fique atento as características que apresente condições de higiene e limpeza. É importante que o consumidor de preferência aos pescados frescos e com as seguintes características: brânquias úmidas e brilhantes, entre a cor de rosa e vermelho intenso, ausência de manchas, furos ou cortes na superfície, escamas firmes e resistentes, os olhos devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho e deve estar conservado sob refrigeração  com temperatura entre 0°C e -2°C.
Se você costuma optar pelo tradicional bacalhau, deve-se dessalgá-lo adequadamente, por meio de fervura, para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto e não interfira em sua saúde , uma vez que seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
E para consumir deixo algumas dicas nutricionais:

·         Dê preferencia a peixes cozidos, assados e grelhados.

·         Retire o couro do peixe antes de consumir

·         Utilize temperos naturais, tais como: cebola, alho, tomate, pimentão e evite temperos industrializados.

·         No caso de pescados que já venham salgados, dessalge-os adequadamente para evitar o consumo excessivo de sal.
                                        

2 comentários:

  1. Oi amiga! Que lindo o seu blog! Parabéns!! Vou adicionar no meu pra ser seguido! Posta no face também!
    Bjus!
    Grazielle

    ResponderExcluir